quinta-feira, 1 de agosto de 2013

1. CLASSIFICAÇÃO DE GOLPE E DISTÂNCIA

29/07/1013
AULA 1 - ATIVIDADE LÚDICA

1. AQUECIMENTO: Primeiramente a professora deu o comando para que os alunos trotassem de forma aleatória no tatame, correndo de frente e de costas.

2. PERCUSSÃO: Em seguida, os alunos continuaram correndo ao recebessem o comando da professora tinham que encostar em um colega mais próximo na parte do corpo que a professora solicitasse, sem ser tocado. O objetivo era atacar e se esquivar para que não fosse tocado. Ex.: ombro, cabeça, joelho, barriga, pés, panturrilha.







3. ALONGAMENTO: Formando um circulo, cada aluno por sua vez executava um alongamento tanto de membros superiores, quanto inferiores.

4. FEEDBACK: Após o alongamento, os alunos se sentaram e a professora realizou o feedback do exercício de percussão comentou que foi realizado a esquiva como forma de defesa e alguns movimentos mais complexos que não foram solicitados, mas surgiram durante a brincadeira. Alguns alunos comentaram sobre a dificuldade de atacar e defender ao mesmo tempo, puxando o gancho para que a professora relembrasse que em categorias de 8 a 10 anos geralmente a criança aperfeiçoa somente um golpe com apenas um movimentação de entrada, já em um nível melhor de desenvolvimento motor adquirido na infância o treinamento visa a maior variabilidade do movimento, abrangendo o acervo motor para aplicar o golpe de formas variadas. Ajudando também selecionar a melhor escolha para cada ação motora tanto no ataque, quanto na defesa.

5. DOMÍNIO: Em duplas, os alunos se dividiram em dois grupos para executar a atividade no tatame. O primeiro grupo deveria sentar um de costa para o outro no centro do tatame, enquanto o segundo grupo sentou em volta do tatame e ficou observando. A dupla não poderia ficar de pé deveriam ficar no máximo de joelho, o objetivo da atividade era derrubar o adversário de costas para o tatame e ao mesmo tempo impedir que encostasse as costas no tatame. Depois o segundo grupo executou a atividade no centro do tatame e por sua vez o primeiro grupo observou. Por último permaneceram no centro os que queriam ir de novo. A professora realizou o feedback da atividade, comentando que mais uma vez sem que fosse solicitado foram alguns movimentos de forma natural que existiam em algumas lutas, como por exemplo algumas imobilizações utilizada no Judô e Jiu-Jitsu, pegada, projeção, usar o próprio peso contra o peso da outra pessoa, sem cobrar a técnica propriamente dita.





6. GOLZINHO: Organizados em ordem de tamanho a professora dividiu dois grupos que formariam duplas de estaturas parecidas, enumerou os dois grupos e pediu para que ficassem sentados lateralmente nos tatames um de frente para o outro. No comando da professora, o número que ela chamasse os alunos deveriam estar no máximo de joelho, fosse rapidamente até o centro e colocar a bola no arco correspondente a sua equipe na extremidade do tatame. A bola não poderia ser lançada e sim colocada. Também não poderia estrangular e nem imobilizar por muito tempo. Após chamar todos os números, a professora também fez contas de matemática como forma de comando para os números. E por último, chamou mais de um número. Esta atividade é de domínio e curta distância.



7. QUEDA DE BRAÇO: Na mesma formação dos grupos, os alunos se aproximaram até o centro e deitados de decúbito ventral, executaram a queda de braço com a pessoa que estava em sua frente.



8. CIRCULO: Formando um circulo de mãos dadas, a professora escolheu uma pessoa para ir no centro do circulo, esta pessoa deveria tentar sair do circulo e as pessoas que formavam o circulo não poderia deixar esta pessoa sair. A pessoa que não conseguiu evitar com que a pessoa saísse da roda deveria pagar uma prenda.

9. VOLTA A CALMA: Espalhados e deitados no tatame de decúbito dorsal, deveriam flexionar as pernas, leva o queixo próximo do peito, depois aproxima o queixo dos ombros. Cruzando as duas pernas, passa a mão por dentro da perna que está apoiada no tatame e trás para próximo do abdome. Estenderam as pernas para cima, abraçaram a parte posterior da coxa e trouxeram as pernas para próximo da cabeça e por último sentaram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário