quinta-feira, 8 de agosto de 2013

2. JOGOS DE OPOSIÇÃO

05/08/13
AULA 2 - JOGOS DE OPOSIÇÃO

1. AQUECIMENTO: Pega-pega, a professora escolheu um aluno para pegar os demais, conforme foram sendo pegos, para descolar deveriam encontrar uma pessoa para fazer a saudação. Nesta brincadeira de percussão foram realizadas várias técnicas de ataque e defesa que não foram solicitados, mas saíram de forma naturalmente.

2. COCORINHA: Continuando com o pega-pega o aluno que foi pego deveria ficar de cocoras com o braço elevado próximo a cabeça, para ser descolado uma pessoa deveria executar o chute de fora para dentro do lado em que o aluno estiver erguendo o braço. Estes movimentos são educativo para meia lua de frente e cocorinha na capoeira. 




3. ALONGAMENTO: A professora escolheu um aluno para puxar o alongamento, de membros inferiores e superiores dando ênfase na lombar.

4. CONQUISTA DE OBJETO: Sentados de costas um para o outro. com uma bola entre as costas, as pernas estendidas e as mão na orelha, ao comando da professora deveriam pegar a bola para si, não podendo puxar o cabelo e nem ficar de pé. Divididos em dois grupos enquanto um executava o exercício o outro grupo observou. Depois desta atividade, a professora realizou o feedback comentando que foi executado alguns movimento de Judô e Jiu-Jitsu como pegada de gola, imobilização e 100 quilos. Esta atividade é classificada como micro jogo.

5. BANDEIRINHA: Divididos em dois grupos, um de meninos e outro de meninas, enquanto um grupo executava a atividade o outro observava. Cada grupo tinha duas equipes, disponibilizados uma equipe de cada lado do tatame, deveriam no máximo de joelhos pegar a bola localizada dentro do arco da equipe adversária e trazer para o seu arco e impedir que a outra equipe conquiste a bola primeiro. Não deveria jogar a bola para o companheiro e sim passa-la e também não poderia jogar a bola para dentro do arco e sim coloca-la. Na segunda vez a professora pediu para que as equipes formassem uma estratégia. Não poderia ser executado nenhum golpe de percussão. Esta atividade é classificada como macro jogo pois possuíam vários atacantes e vários defensores.

6. DESEQUILÍBRIO: Em duplas, deveriam ficar apenas com um pé dentro do arco, segurando no ombro do outro, o objetivo era fazer com que a pessoa tirasse o pé de dentro do arco. Em seguida, deveriam com os pés fora do arco e segurando na cintura, o objetivo era trazer a pessoa para dentro do arco, fazer com que a pessoa pisasse com um ou os dois pés no dentro do arco. As duas últimas atividades são classificadas também como conquista de território.




7. RETER: Na mesma formação, posicionados um de frente para o outro deveriam juntar pé com pé elevados a altura da cintura e mão com mão opostas, e deveriam tentar derrubar o oponente. Esta atividade é educativa para a criança aprender a cair.



8. JOGOS DE DESEQUILIBRAR: Ainda em duplas, posicionados um de frente para o outro em 4 apoios, deveriam puxar o punho do adversário. O objetivo é fazer com que o adversário caia.
     Sentados, com as mãos apoiadas atrás no tatame e com a sola dos pés encostadas na sola dos pés do adversário, deveriam fazer força para que o outro desequilibrasse e encostasse o pé no chão. Após feito isto deveriam executar a atividade sem o apoio das mãos no tatame e sim cruzadas no peito.

9. RESISTÊNCIA: Na mesma formação deveriam inclinar o tronco para baixo a 30° graus aproximadamente e sem encostar os pés no chão individualmente deveriam resistir nesta posição por 1 minuto. O primeiro que não aguentasse deveria pagar uma prenda. Esta variação de força também pode ser aplicada na escola, a criança poderia fazer o movimento dos pés dos números até 10 e a professora também comentou que existem exercícios que trabalha o condicionamento físico, cardiorrespiratório e força de característica lúdica para não tornar a aula monótona para a criança.

10. VOLTA A CALMA: Deitados de decúbito ventral, elevaram o tronco e trouxeram os pés em direção a cabeça. Sentados deveriam descer e colocar as mãos para frente, respirando e soltando a professora passava empurrando as costas dos alunos para estralar, após feito isto levantaram e cruzaram as mãos estendidas acima da cabeça na ponta dos pés. Também fizeram alongamento das articulações do tornozelo dando ênfase no tendão do calcâneo e pescoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário