domingo, 18 de agosto de 2013

JOGOS DE RETER E IMOBILIZAR

12/08

Primeiro momento :
Aquecimento correndo em varias direções, utilizando todos os espaços do tatame.

Segundo Momento :
Alongamento superior e inferior.

Iniciando a aula = Jogo de reter e imobilizar : Um aluno fica deitado com os pés em 45º enquanto o outro de pé tentando tocar a mão na barriga do oponente.




Primeiro movimento:
Um aluno imobiliza o oponente enquanto o outro tenta se livrar usando os cotovelos sobre a perna do aluno.



Segundo movimento:
Usando os movimentos básicos do boxe contando de 1 a 10 parado depois em movimento saltitando.








Terceiro movimento:
Após o Dieb direto adiciona a esquiva e se abaixa.








Finalizando a aula = Um alongamento para o pescoço, Trapézio e lombar.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

2. JOGOS DE OPOSIÇÃO

05/08/13
AULA 2 - JOGOS DE OPOSIÇÃO

1. AQUECIMENTO: Pega-pega, a professora escolheu um aluno para pegar os demais, conforme foram sendo pegos, para descolar deveriam encontrar uma pessoa para fazer a saudação. Nesta brincadeira de percussão foram realizadas várias técnicas de ataque e defesa que não foram solicitados, mas saíram de forma naturalmente.

2. COCORINHA: Continuando com o pega-pega o aluno que foi pego deveria ficar de cocoras com o braço elevado próximo a cabeça, para ser descolado uma pessoa deveria executar o chute de fora para dentro do lado em que o aluno estiver erguendo o braço. Estes movimentos são educativo para meia lua de frente e cocorinha na capoeira. 




3. ALONGAMENTO: A professora escolheu um aluno para puxar o alongamento, de membros inferiores e superiores dando ênfase na lombar.

4. CONQUISTA DE OBJETO: Sentados de costas um para o outro. com uma bola entre as costas, as pernas estendidas e as mão na orelha, ao comando da professora deveriam pegar a bola para si, não podendo puxar o cabelo e nem ficar de pé. Divididos em dois grupos enquanto um executava o exercício o outro grupo observou. Depois desta atividade, a professora realizou o feedback comentando que foi executado alguns movimento de Judô e Jiu-Jitsu como pegada de gola, imobilização e 100 quilos. Esta atividade é classificada como micro jogo.

5. BANDEIRINHA: Divididos em dois grupos, um de meninos e outro de meninas, enquanto um grupo executava a atividade o outro observava. Cada grupo tinha duas equipes, disponibilizados uma equipe de cada lado do tatame, deveriam no máximo de joelhos pegar a bola localizada dentro do arco da equipe adversária e trazer para o seu arco e impedir que a outra equipe conquiste a bola primeiro. Não deveria jogar a bola para o companheiro e sim passa-la e também não poderia jogar a bola para dentro do arco e sim coloca-la. Na segunda vez a professora pediu para que as equipes formassem uma estratégia. Não poderia ser executado nenhum golpe de percussão. Esta atividade é classificada como macro jogo pois possuíam vários atacantes e vários defensores.

6. DESEQUILÍBRIO: Em duplas, deveriam ficar apenas com um pé dentro do arco, segurando no ombro do outro, o objetivo era fazer com que a pessoa tirasse o pé de dentro do arco. Em seguida, deveriam com os pés fora do arco e segurando na cintura, o objetivo era trazer a pessoa para dentro do arco, fazer com que a pessoa pisasse com um ou os dois pés no dentro do arco. As duas últimas atividades são classificadas também como conquista de território.




7. RETER: Na mesma formação, posicionados um de frente para o outro deveriam juntar pé com pé elevados a altura da cintura e mão com mão opostas, e deveriam tentar derrubar o oponente. Esta atividade é educativa para a criança aprender a cair.



8. JOGOS DE DESEQUILIBRAR: Ainda em duplas, posicionados um de frente para o outro em 4 apoios, deveriam puxar o punho do adversário. O objetivo é fazer com que o adversário caia.
     Sentados, com as mãos apoiadas atrás no tatame e com a sola dos pés encostadas na sola dos pés do adversário, deveriam fazer força para que o outro desequilibrasse e encostasse o pé no chão. Após feito isto deveriam executar a atividade sem o apoio das mãos no tatame e sim cruzadas no peito.

9. RESISTÊNCIA: Na mesma formação deveriam inclinar o tronco para baixo a 30° graus aproximadamente e sem encostar os pés no chão individualmente deveriam resistir nesta posição por 1 minuto. O primeiro que não aguentasse deveria pagar uma prenda. Esta variação de força também pode ser aplicada na escola, a criança poderia fazer o movimento dos pés dos números até 10 e a professora também comentou que existem exercícios que trabalha o condicionamento físico, cardiorrespiratório e força de característica lúdica para não tornar a aula monótona para a criança.

10. VOLTA A CALMA: Deitados de decúbito ventral, elevaram o tronco e trouxeram os pés em direção a cabeça. Sentados deveriam descer e colocar as mãos para frente, respirando e soltando a professora passava empurrando as costas dos alunos para estralar, após feito isto levantaram e cruzaram as mãos estendidas acima da cabeça na ponta dos pés. Também fizeram alongamento das articulações do tornozelo dando ênfase no tendão do calcâneo e pescoço.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

1. CLASSIFICAÇÃO DE GOLPE E DISTÂNCIA

29/07/1013
AULA 1 - ATIVIDADE LÚDICA

1. AQUECIMENTO: Primeiramente a professora deu o comando para que os alunos trotassem de forma aleatória no tatame, correndo de frente e de costas.

2. PERCUSSÃO: Em seguida, os alunos continuaram correndo ao recebessem o comando da professora tinham que encostar em um colega mais próximo na parte do corpo que a professora solicitasse, sem ser tocado. O objetivo era atacar e se esquivar para que não fosse tocado. Ex.: ombro, cabeça, joelho, barriga, pés, panturrilha.







3. ALONGAMENTO: Formando um circulo, cada aluno por sua vez executava um alongamento tanto de membros superiores, quanto inferiores.

4. FEEDBACK: Após o alongamento, os alunos se sentaram e a professora realizou o feedback do exercício de percussão comentou que foi realizado a esquiva como forma de defesa e alguns movimentos mais complexos que não foram solicitados, mas surgiram durante a brincadeira. Alguns alunos comentaram sobre a dificuldade de atacar e defender ao mesmo tempo, puxando o gancho para que a professora relembrasse que em categorias de 8 a 10 anos geralmente a criança aperfeiçoa somente um golpe com apenas um movimentação de entrada, já em um nível melhor de desenvolvimento motor adquirido na infância o treinamento visa a maior variabilidade do movimento, abrangendo o acervo motor para aplicar o golpe de formas variadas. Ajudando também selecionar a melhor escolha para cada ação motora tanto no ataque, quanto na defesa.

5. DOMÍNIO: Em duplas, os alunos se dividiram em dois grupos para executar a atividade no tatame. O primeiro grupo deveria sentar um de costa para o outro no centro do tatame, enquanto o segundo grupo sentou em volta do tatame e ficou observando. A dupla não poderia ficar de pé deveriam ficar no máximo de joelho, o objetivo da atividade era derrubar o adversário de costas para o tatame e ao mesmo tempo impedir que encostasse as costas no tatame. Depois o segundo grupo executou a atividade no centro do tatame e por sua vez o primeiro grupo observou. Por último permaneceram no centro os que queriam ir de novo. A professora realizou o feedback da atividade, comentando que mais uma vez sem que fosse solicitado foram alguns movimentos de forma natural que existiam em algumas lutas, como por exemplo algumas imobilizações utilizada no Judô e Jiu-Jitsu, pegada, projeção, usar o próprio peso contra o peso da outra pessoa, sem cobrar a técnica propriamente dita.





6. GOLZINHO: Organizados em ordem de tamanho a professora dividiu dois grupos que formariam duplas de estaturas parecidas, enumerou os dois grupos e pediu para que ficassem sentados lateralmente nos tatames um de frente para o outro. No comando da professora, o número que ela chamasse os alunos deveriam estar no máximo de joelho, fosse rapidamente até o centro e colocar a bola no arco correspondente a sua equipe na extremidade do tatame. A bola não poderia ser lançada e sim colocada. Também não poderia estrangular e nem imobilizar por muito tempo. Após chamar todos os números, a professora também fez contas de matemática como forma de comando para os números. E por último, chamou mais de um número. Esta atividade é de domínio e curta distância.



7. QUEDA DE BRAÇO: Na mesma formação dos grupos, os alunos se aproximaram até o centro e deitados de decúbito ventral, executaram a queda de braço com a pessoa que estava em sua frente.



8. CIRCULO: Formando um circulo de mãos dadas, a professora escolheu uma pessoa para ir no centro do circulo, esta pessoa deveria tentar sair do circulo e as pessoas que formavam o circulo não poderia deixar esta pessoa sair. A pessoa que não conseguiu evitar com que a pessoa saísse da roda deveria pagar uma prenda.

9. VOLTA A CALMA: Espalhados e deitados no tatame de decúbito dorsal, deveriam flexionar as pernas, leva o queixo próximo do peito, depois aproxima o queixo dos ombros. Cruzando as duas pernas, passa a mão por dentro da perna que está apoiada no tatame e trás para próximo do abdome. Estenderam as pernas para cima, abraçaram a parte posterior da coxa e trouxeram as pernas para próximo da cabeça e por último sentaram.