segunda-feira, 25 de novembro de 2013

KARATE-DO

09/11/13
SAUDAÇÃO

1. AQUECIMENTO: A professora desafiou os alunos, valendo 10 flexões de braço para acertar o nome do inventou do Karate. Após feito isto, os alunos dispersos no tatame, esclhe um "pegador", quando forem pegos os alunos deverá ficar em uma posição de cavalo, para descolar os alunos passavam de baixo das pernas do aluno imobilizado.






2. ALONGAMENTO: Dando ênfase a todos os membros e tórax.


3. FUNDAMENTOS: EXAME DE FAIXA
BASE FRONTAL - formando duas filas na posição de base frontal (mãos na cintura, pé esquerdo a frente) junta e abre, na contagem para frente e depois indo para trás.


SOCO NO MEIO DO PEITO - braço estendido e base firme, andando para frente e para trás e sempre fazendo o kiai no último movimento.



DEFESA ALTA - mão que está na cintura sobe e o braço levanta acima dos olhos a frente da testa. Deslocando para trás e para frente com kiai no último movimento.



DEFESA MÉDIA - pega a espada, com o braço semi-flexionado, deslocando para trás e para frente com kiai no último movimento.



DEFESA BAIXA - a mão que sai da orelha defende, palma da mão para baixo.



CHUTE FRONTAL - flexiona a perna e depois estende, flexionando no último movimento novamente. A hora que a perna sai leva o braço junto para equilibrar.



CHUTE GIRANDO - Perna atrás para dentro e gira e chuta.






4. JOGOS DE OPOSIÇÃO
JOKEN PO GIGANTE - Dividiram-se em dois grupos onde o soco ganharia do chute, o chute ganharia da defesa alta e a defesa alta ganha do soco. No comando da professora, os grupos frente a frente, deveriam executar o movimento combinado e quem errasse o grupo perdia ponto.





JOGO DA VELHA GIGANTE - A equipe entra já no quadrado do jogo da velha executando o movimento, ganha quem fizer o trio primeiro. Após feito isto, a professora estipulou um tempo de 3 segundo para estimular o raciocínio rápido.





TREINO DE POTENCIA - INTERMITENTE INTERVALADO, 3 SÉRIES DE 3MINUTOS DE SOCO E CHUTE COM RECUPERAÇÃO ATIVA PULANDO CORDA.




SAUDAÇÃO.

KARATE-DO

07/10/13
KARATE-DO

1. AQUECIMENTO: Formou um circulopara a Saudação - calcanhares unidos "os" (seguir o caminho em paz).
Trotando no tatame em várias direções, quando a professora dava o comando agime (iniciar), deverá achar um parceiro e tocar no ombro, executar a saudação antes e depois. Após feito isto, trotando de lado, 2 passos e muda, correndo tocando o joelho e calcanhar.


2. ALONGAMENTO: Forma um circulo, dando ênfase nos membros inferiores.

3. FUNDAMENTOS: Brinquedo cantado - "Fui visitar o FUNAKOSHI no Japão i ó. No meio do caminho ele fez MARGUERI com ZUKI." Executando os movimentos e batendo palma e andando em circulos, depois mão na cintura, defesa alta, andando de cocoras e depois defesa média.


Base do astronauta - com as mãos na cintura andando nas linhas do tatame. A perna esquerda, da frente flexionada e a perna direita, de trás estendida com os calcanhares no chão. Anda aproximando os pés e depois andando para trás.

Circulos sentados, divididos em 3 grupos sendo que cada grupo de alunos deveriam falar zem, o outro kutso e por último dachi.

Formando 3 filas, com os menores na frente, a mão à frente, estende as palmas para frente, dobra as falanges distais. Fecha o polegar, gira e puxa para cintura.




Com a técnica de espelho, a professora executa os movimentos e os alunos vão seguindo, com os dois braços a frente, o esquerdo puxa em direção a cintura, na contagem troca.

Soco no meio do peito executando o kiai (distribuição de energia).

Defesa alta - braço na altura da testa e acima dos olhos.

Defesa média - A mão que estava na cintura, faz um "X" para fora e pulso para fora no final do movimento. IAME (relaxa)

Espada - a mão tira a espada. cruza e troca.

Engata as mãos com o colega. flexiona e sobe, as pernas, gira e chuta na altura do queixo.

Desloca para frente e para trás saltitando na base com o braço e olhando para frente.

Distância e tempo - Com arcos distribuídos no chão em duplas saindo e entrando no arco saltitando e depois troca a base.


SAUDAÇÃO

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Aula dia 16/09/13

Aquecimento:
- Correndo em varias direções depois ficar em dupla fazendo a pegada e tentar derrubar o outro.
Próxima parte:
- Um fica em quatro apoios o outro fica em cima sentado, quem esta sentado tem que de algum jeito tentar derrubar quem esta em cima.


Começando o alongamento para trapézio e lombar.

1º Atividade:
- Dois a dois executando o cochiguruma e levando a queda.
- Mudando o golpe vamos para o toteshigogatame imobiliza o outro com o peso e as pernas sem deixar o outro sair.


2º Atividade:
- Executar a imobilização do yoko (ladinho) segurando a cabeça junto com a perna e não deixar ele virar.


3º Atividade:
- Executando o rodão segurando na gola manga, aplica o rodão deixando o centro do corpo colado com a outra e o derruba.

Aula dia 09/09/13 - 


Iniciando a aula com o alongamento focando ao trapézio, lombar e quadril.

Para aquecimento uma brincadeira com um aluno simulando um cachorro,
-Ele tem que agarrar os outros que estão em pé para que virem cachorros também.


Primeiro momento da aula:
- Rolamento frontal (coelhinho)
- Queda de costas

2º) Deslocamento
- Proibido tirar o calcanhar do chão
- Proibido cruzar as pernas

3º) Imobilizar
- Fazer a pegada, usar o abração travando o pescoço do oponente e com o bumbum levanta ele e depois se quiser pode fazer a queda de ombro do oponente e usar como artificio o estrangulamento.


E finalizando com um relaxamento superior e inferior.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

3. JUDÔ

19/08
AULA 4 - JUDÔ

1.ALONGAMENTO: De membros inferiores e superiores, dando ênfase na lombar e trapézio.

2. AQUECIMENTO: Pega-Rabo, cada aluno recebeu um colete onde deveria colocar atrás da calça. O objetivo da brincadeira era pegar o colete do outro sem que o seu seja pego.

3. SAUDAÇÃO: Fizeram um circulo e executaram a saudação inicial.



4. Trotando aleatoriamente e individualmente, a professora dava um comando e o último que fizesse pagava prenda. Por exemplo: deitar de decúbito ventral ou dorsal, sentar, flexão de braço, abdominal. Após feito isto, deveriam formar duplas e lado a lado deveriam pegar na gola do outro e respeitar os comandos dado pela professora, primeiro trotando, depois rolando de frente e de costas. Não poderia soltar as golas.

5. ROLAMENTOS: De frente e de costas. Diferente da ginástica, no judô o rolamento não parte da cabeça ereta e sim pelo ombro, e o queixo no peito.




6. Após aprendido o rolamento do Judô as duplas lado a lado não podendo soltar a gola, deveriam rolar um de frente e outro de costas.

7. MAYUKEME (Queda frontal): Coelhinho, somente uma perna encostando o joelho no chão e a outra perna flexionada a frente, a mão oposta passa por dentro da perna flexionada, encosta o joelho no chão e a mão que passou por baixo executa o rolamento pelo ombro no chão, o queixo no peito e a lingua no céu da boca, quadril para cima e empurra com o pé de trás para finalizar o rolamento.
De pé: Um pé a frente, a mão oposta passa pela perna e executa o rolamento pelo ombro, com o queixo no peito e a língua no céu da boca, para finalizar bate a mão que não passou pela perna no chão.




8. Executando o rolamento do jeito que preferir (de joelhos ou de pé) deveriam aumentar a área de impacto, batendo a mão no chão.

9. BALANCINHA: Deitados de decúbito dorsal, queixo no peito, pés flexionados e segurando os pés deveriam balançar para frente e para trás, bate a mão do lado do corpo e eleva os pés.

10. HONKEZAGATAME (Imobilização): Abração, um deitado e outro sentado lateralmente. A pessoa que estava sentada deveria passar o braço por trás da cabeça da pessoa que estava deitada e puxar o braço em direção a axila, abraça e fica orelha com orelha. Estende a perna correspondente e flexiona a outra.






11. Saída da Honkezagatame: Pressiona a cabeça da pessoa que está em cima para trás, passa a perna no pescoço trazendo a pessoa para baixo, faz a ponte e joga a pessoa para o outro lado. Podendo estrangular em seguida.

12. KUMIKATA (Pegada): Formando duplas e de joelhos deveriam executar a pegada gola manga com o polegar para cima. Deveriam puxar a manga para baixo e para o lado e cair com o queixo no peito.







13. Em seguida a mão que estava na gola da um abraço e joga a pessoa para o chão lateralmente.

14. Dividindo o tatame em 4 áreas, formando 4 duplas de joelhos deveriam executar a luta tentando derrubar e o oponente deveria tentar sair do golpe aplicado.



15. VOLTA A CALMA: Deitados de decúbito dorsal, afastaram os braços e pernas estendidas, elevaram o pé direito na mão esquerda e depois trocaram. Flexionaram as pernas trazendo-as perto da cabeça e a cabeça levemente para o lado. Abraçam as pernas, deitaram de lado e sentaram.

16. SAUDAÇÃO: Fizeram um circulo e executaram a saudação final.